Inteligência artificial de olho na produtividade

Por Júlio César Ohashi, consultor sênior da MAJOR Business Solutions

Fala-se muito em inteligência artificial desde o século passado. Filmes de ficção cansaram de retratá-la como um ser capaz de tomar suas próprias decisões, tendo até a capacidade de se voltar contra o ser humano. No mundo real, ela começou a se tornar parte de nossas vidas integrando gadgets que falam conosco e executam ações relativamente simples.

A evolução da “Internet das Coisas” permite a conectividade com outras engenhocas que executam tarefas por comando de voz tais como aspiradores de pó robôs, cortinas e cafeteiras, facilitando nossas rotinas e simplificando nossas vidas.

Mas quando pensamos no imenso potencial de aplicações desta ferramenta constatamos que ainda estamos da idade da pedra da inteligência artificial. Bancos já estão colocando projetos próprios em forma de chat para apoiar seus clientes, assim como corporações de outras áreas.

Nesse estágio todo cuidado é pouco: empresas lançam chatbots com algumas funções automáticas e já dizem que é inteligência artificial. Mas, em realidade, eles são no máximo “espertinhos”.

No mundo do ITSM já temos algumas soluções interessantes. A ServiceAide, por exemplo, traz a Luma. Ela tem uma história curta ainda, mas cresce a olhos vistos desde seu nascimento em 2018.

Luma já apareceu ganhando um prêmio de inovação pela Pink Elephant, mesmo com a sua timidez, mesmo sem sair de casa. Mas, assim meio encabulada, à medida que foi crescendo começou a ser percebida até mesmo por empresas que já tinham ferramentas de ITSM implantadas. Isso forçou a ServiceAide a deixar o “egoísmo” de lado, permitindo que a sua solução saísse de casa e fosse ajudar essas organizações que, nesse processo, acabaram por testemunhar um salto de qualidade em seus serviços a partir de sua adoção.

Assim, hoje a Luma se integra não só com seu irmão ISM, mas com outras ferramentas também. Em sua versão atual, além de ultrapassar a barreira do ITSM, ela se comunica por WhatsApp, MS-Teams, Facebook Messenger, etc. Luma é hoje uma solução madura, que entende o que você precisa na empresa, aprende como as pessoas se comunicam com ela de diversas formas diferentes, executa os atendimentos a ela atribuídos automaticamente e ainda fica disponível dia e noite para as mais diversas necessidades.

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