A importância do ITSM para o sucesso de uma empresa

Por Felipe Romaniuc – Major Business Solutions

Ao dar suporte a todo o ciclo de negócios da organização, o Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM) é hoje algo fundamental para o sucesso de qualquer empresa no mercado. Seu valor agregado ultrapassa o aspecto meramente operacional, influindo, inclusive, nas decisões corporativas e nos rumos a serem seguidos pela corporação.

Comprovei na prática esta realidade em meados de 2009, quando foi criada a maior empresa de varejo do Brasil a partir de um processo de fusão das duas principais organizações do país neste segmento.

Após a conclusão das negociações, uma das empresas voltou à mesa alegando divergências. Como integrante do time de TI responsável pela implantação da solução de ITSM, recordo que semanas antes do fechamento do acordo estávamos trabalhando intensamente no processo de Service Asset and Configuration Management.

Nosso objetivo era promover o mapeamento completo de todo o inventário de TI das lojas – incluindo os pontos de venda e os demais ativos da empresa – que não estavam identificados de forma estruturada quando do início das negociações. Corremos contra o tempo para apresentar o resultado do que foi inventariado nas mais de 500 lojas e prédios espalhados por todo o Brasil.

Vale a pena lembrar que, além da pressão pela necessidade de se obter rapidamente os resultados, nem tudo a ser inventariado era um ativo de TI. Estamos falando de um amplo universo que pode abranger desde objetos como um mouse de computador até todo um edifício, incluindo o mobiliário.

Neste caso específico, o correto Gerenciamento de Serviços de TI permitiu que a empresa se credenciasse a receber um aporte adicional de recursos da ordem de R$ 690 milhões. Este é apenas um exemplo de como é vital para a empresa contar com uma solução de ITSM robusta e capaz de contribuir de forma decisiva para que a organização atinja seus objetivos estratégicos.

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

A importância do ITSM para o sucesso de uma empresa

A importância do ITSM para o sucesso de uma empresa

Ao dar suporte a todo o ciclo de negócios da organização, o Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM) é hoje

Maior produtividade na adoção de processos de automação passa pela compra da ideia por toda a organização

Maior produtividade na adoção de processos de automação passa pela compra da ideia por toda a organização

Embora os dicionários não ainda reconheçam, automação é sinônimo de produtividade, de eficiência e de lucratividade. É uma tendência irreversível,

3 tendências de BI e Business Analytics para 2021

3 tendências de BI e Business Analytics para 2021

O cenário de inteligência de negócios está mudando de forma extremamente rápida. Para se manter competitiva e operar de forma