Maior produtividade na adoção de processos de automação passa pela compra da ideia por toda a organização

Por Reinaldo Cavassana, diretor-executivo da MAJOR Business Solutions

Embora os dicionários não ainda reconheçam, automação é sinônimo de produtividade, de eficiência e de lucratividade. É uma tendência irreversível, mas isso não significa que seja um produto de prateleira, que basta comprar, levar para o escritório ou para casa, e os resultados surgirão imediatamente.

A automação para muitos não é mais uma tendência, e sim uma realidade cujos benefícios se espalham pelos diversos segmentos e áreas de atuação: indústria, saúde, governo, finanças, transportes. As atividades humanas nas quais tarefas repetitivas podem ser substituídas por processos automatizados estão aptas a ganhar maior eficácia e transparência, com redução expressiva de tempo e de custos através da introdução dessa nova abordagem.

Basta pensar em algumas tarefas repetitivas – integração de sistemas, captura de informações externas – para se ter uma noção clara das vantagens presentes na adoção de processos de automação. Um expressivo contingente de recursos humanos pode ser deslocado de entediantes tarefas repetitivas para setores mais produtivos e estratégicos – como planejamento – permitindo que a empresa mantenha seu foco na essência de seu negócio.

O conceito de automatização abrange a padronização das tarefas, a otimização dos processos e a integração dos dados, com um impacto positivo que vai muito além do aumento da produtividade, passando por uma expressiva redução tanto na incidência de erros como na adoção de práticas burocráticas.

O sucesso no processo de implantação passa necessariamente pela escolha das ferramentas mais adequadas para cada tipo de cenário operacional e pela contratação de uma empresa com expertise para identificar as reais demandas da organização e guiar cada uma das etapas desta jornada.

Nós, da Major Business Solutions, já tivemos que intervir em projetos nos quais essas etapas iniciais não foram feitas dentro das melhores práticas e não foi dada a devida atenção aos detalhes de envolvimento das equipes, o que levou a atrasos e desgastes desnecessários, sem falar em prejuízos financeiros consideráveis.

A ideia da automação deve ser apresentada de forma clara a todos os envolvidos da organização para que não pairem dúvidas sobre os benefícios que serão gerados e os ganhos de produtividade.  Esse tipo de projeto representa uma revisão de vários processos em execução e, muitas vezes, recebe críticas por tirar muitos colaboradores de sua zona de conforto, fazendo com que eles passem a atuar de uma forma mais intelectual e menos operacional. A adoção de todos esses cuidados na fase inicial, aliada a um mapeamento adequado, permitirá que a empresa atinja mais rapidamente um novo patamar, passando a aproveitar de todos os inúmeros benefícios presentes nesta decisão.

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Adivinhe qual país é um dos que mais contrata profissionais de IA em todo o mundo?

Adivinhe qual país é um dos que mais contrata profissionais de IA em todo o mundo?

Brasil, sim. O Brasil é um dos países que mais contrata profissionais de inteligência artificial (IA) em todo o mundo.…

A importância do ITSM para o sucesso de uma empresa

A importância do ITSM para o sucesso de uma empresa

Ao dar suporte a todo o ciclo de negócios da organização, o Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM) é hoje…

Maior produtividade na adoção de processos de automação passa pela compra da ideia por toda a organização

Maior produtividade na adoção de processos de automação passa pela compra da ideia por toda a organização

Embora os dicionários não ainda reconheçam, automação é sinônimo de produtividade, de eficiência e de lucratividade. É uma tendência irreversível,…