3 tendências de BI e Business Analytics para 2021

Por Reinaldo Cavassana, diretor-executivo da MAJOR Business Solutions

O cenário de inteligência de negócios está mudando de forma extremamente rápida. Para se manter competitiva e operar de forma eficaz, é essencial para uma empresa organizar o seu processo de coleta, análise e disseminação de informações para auxiliar seus líderes no planejamento e também no processo de tomada de decisões.

Os dados coletados de diversas fontes – mas apresentados de forma integrada e organizada – se tornaram nesse momento de profunda transformação digital que vivemos no principal ativo das companhias que desejam operar de forma eficiente, crescer de maneira sustentável e manter-se competitivas.

Aproveitando a proximidade do final do ano, resolvi elaborar um breve exercício e elencar três tendências de BI e Business Analytics identificadas pela equipe de consultores da MAJOR Business Solutions para 2021:

1. Governança de Dados

Além do volume crescente, dados mal armazenados ou inseridos incorretamente são inúteis na hora da extração de informações importantes para o negócio. Também é cada vez mais necessário implementar um  sistema de controle de acesso às informações e se adequar aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018 ou LGPD). Por isso, adotar um conjunto de boas práticas envolvendo coleta, processamento, análise, armazenamento e compartilhamento de dados dentro de uma empresa ou instituição é uma das fortes tendências.

2.  Nuvem Conectada

Nos últimos anos, a migração dos dados e das ferramentas corporativas para a nuvem não ocorreu de forma organizada, longe disso. Porém, o futuro das análises de business intelligence está na nuvem, o que vem demandando da área de tecnologia o que se batizou de nuvem conectada. Essa solução permite integrar e buscar dados, sistemas e ferramentas armazenadas em diferentes nuvens.

3.Utilizar IA para acelerar a tomada de decisão

A aplicação IA em conjunto com os dados de um BI criam um Business Analytics (BA). O BA é a aplicação de modelos estatísticos aos dados coletados pela solução de BI, o que facilita a análise dessas informações para os administradores em geral. A ferramenta de IA aplicada em conjunto com modelos estatísticos a uma base de dados de BI, permite a criação de várias pré-análises e cenários que empregam essa inteligência para apresentar as melhores opções ou tendências baseadas em definições iniciais. Isso permite ao tomador de decisão dispender seu tempo analisando apenas o que realmente interessa e não toda a gama de dados gerada diariamente. Outro ponto é ampliar a capacidade de prever as tendências criando previsões embasadas em comportamentos passados.

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Maior produtividade na adoção de processos de automação passa pela compra da ideia por toda a organização

Maior produtividade na adoção de processos de automação passa pela compra da ideia por toda a organização

Embora os dicionários não ainda reconheçam, automação é sinônimo de produtividade, de eficiência e de lucratividade. É uma tendência irreversível,

3 tendências de BI e Business Analytics para 2021

3 tendências de BI e Business Analytics para 2021

O cenário de inteligência de negócios está mudando de forma extremamente rápida. Para se manter competitiva e operar de forma

ISM como fator decisivo na retenção de clientes

ISM como fator decisivo na retenção de clientes

Controlar a área de TI de uma empresa não é tarefa fácil. Seja através de mão de obra própria ou