3 tendências de BI e Business Analytics para 2021

Por Reinaldo Cavassana, diretor-executivo da MAJOR Business Solutions

O cenário de inteligência de negócios está mudando de forma extremamente rápida. Para se manter competitiva e operar de forma eficaz, é essencial para uma empresa organizar o seu processo de coleta, análise e disseminação de informações para auxiliar seus líderes no planejamento e também no processo de tomada de decisões.

Os dados coletados de diversas fontes – mas apresentados de forma integrada e organizada – se tornaram nesse momento de profunda transformação digital que vivemos no principal ativo das companhias que desejam operar de forma eficiente, crescer de maneira sustentável e manter-se competitivas.

Aproveitando a proximidade do final do ano, resolvi elaborar um breve exercício e elencar três tendências de BI e Business Analytics identificadas pela equipe de consultores da MAJOR Business Solutions para 2021:

1. Governança de Dados

Além do volume crescente, dados mal armazenados ou inseridos incorretamente são inúteis na hora da extração de informações importantes para o negócio. Também é cada vez mais necessário implementar um  sistema de controle de acesso às informações e se adequar aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018 ou LGPD). Por isso, adotar um conjunto de boas práticas envolvendo coleta, processamento, análise, armazenamento e compartilhamento de dados dentro de uma empresa ou instituição é uma das fortes tendências.

2.  Nuvem Conectada

Nos últimos anos, a migração dos dados e das ferramentas corporativas para a nuvem não ocorreu de forma organizada, longe disso. Porém, o futuro das análises de business intelligence está na nuvem, o que vem demandando da área de tecnologia o que se batizou de nuvem conectada. Essa solução permite integrar e buscar dados, sistemas e ferramentas armazenadas em diferentes nuvens.

3.Utilizar IA para acelerar a tomada de decisão

A aplicação IA em conjunto com os dados de um BI criam um Business Analytics (BA). O BA é a aplicação de modelos estatísticos aos dados coletados pela solução de BI, o que facilita a análise dessas informações para os administradores em geral. A ferramenta de IA aplicada em conjunto com modelos estatísticos a uma base de dados de BI, permite a criação de várias pré-análises e cenários que empregam essa inteligência para apresentar as melhores opções ou tendências baseadas em definições iniciais. Isso permite ao tomador de decisão dispender seu tempo analisando apenas o que realmente interessa e não toda a gama de dados gerada diariamente. Outro ponto é ampliar a capacidade de prever as tendências criando previsões embasadas em comportamentos passados.

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Adivinhe qual país é um dos que mais contrata profissionais de IA em todo o mundo?

Adivinhe qual país é um dos que mais contrata profissionais de IA em todo o mundo?

Brasil, sim. O Brasil é um dos países que mais contrata profissionais de inteligência artificial (IA) em todo o mundo.…

A importância do ITSM para o sucesso de uma empresa

A importância do ITSM para o sucesso de uma empresa

Ao dar suporte a todo o ciclo de negócios da organização, o Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM) é hoje…

Maior produtividade na adoção de processos de automação passa pela compra da ideia por toda a organização

Maior produtividade na adoção de processos de automação passa pela compra da ideia por toda a organização

Embora os dicionários não ainda reconheçam, automação é sinônimo de produtividade, de eficiência e de lucratividade. É uma tendência irreversível,…