Inteligência Artificial: uma janela de oportunidade para o seu negócio na pandemia

A disseminação do COVID-19 trouxe para as empresas de todos os portes um grande desafio darwiniano, enfatizando a chegada de um ciclo natural de sobrevivência dos mais aptos em um novo ecossistema no qual a Inteligência Artificial é uma das mais eficazes alternativas não só para sobreviver, mas para sair muito mais fortalecido desta crise.

Uma das questões cruciais neste momento para a maioria das empresas é a retenção de seus clientes. Dentro desta jornada, fica cada vez mais claro que a satisfação do cliente é o caminho mais rápido e seguro rumo à fidelização. Ela é, na maioria das vezes, mais decisiva até do que o preço do produto ou serviço comercializado. E, para se alcançar um elevado grau de satisfação na venda e no pós-venda, é fundamental optar pela estratégia tecnológica adequada.

Este novo cenário está aumentando exponencialmente a demanda por soluções que impactem positivamente e profundamente a produtividade, com um comprovado retorno sobre o investimento realizado. Integrando as armas do arsenal de TI, cujo emprego era constantemente adiado, estão as soluções de Intelligent Service Management (ISM) empregando Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning, que ganharam maior visibilidade e urgência em sua adoção.

Algumas empresas estão indo além, cruzando informações com outros dados de negócio, gerando assim um Business Intelligence.  Ele é capaz de permitir aos tomadores de decisão identificar com precisão os fatores que contribuem para a evasão de clientes e assim ter os elementos para as correções de rota necessárias para a superação dos problemas.

Sem essa análise acurada, é grande a possibilidade de uma empresa estar investindo na retenção, por exemplo, de um universo de clientes de baixa lucratividade, deixando os de alta lucratividade à disposição da concorrência. Ou até mesmo interpretar erroneamente que um canal de comunicação está sendo eficiente para os clientes quando, na verdade, está gerando mais perdas do que retenções.

Reinaldo Cavassana, diretor-executivo da MAJOR Business Solutions

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Maior produtividade na adoção de processos de automação passa pela compra da ideia por toda a organização

Maior produtividade na adoção de processos de automação passa pela compra da ideia por toda a organização

Embora os dicionários não ainda reconheçam, automação é sinônimo de produtividade, de eficiência e de lucratividade. É uma tendência irreversível,

3 tendências de BI e Business Analytics para 2021

3 tendências de BI e Business Analytics para 2021

O cenário de inteligência de negócios está mudando de forma extremamente rápida. Para se manter competitiva e operar de forma

ISM como fator decisivo na retenção de clientes

ISM como fator decisivo na retenção de clientes

Controlar a área de TI de uma empresa não é tarefa fácil. Seja através de mão de obra própria ou