Sucesso com BI
Guiando sua empresa para o sucesso na trilha de BI

Por Marcio Paganucci, diretor técnico e comercial da MAJOR Business Solutions

Hoje, é muito difícil imaginar uma organização capaz de ser bem-sucedida sem uma ferramenta de Business Intelligence (BI). Ela é decisiva para que seus executivos possam tomar decisões e planejar o futuro da organização, tornando a empresa competitiva. Além disso, cada vez mais as equipes operacionais fazem uso dela para ter controle sobre suas atividades.

O primeiro passo consiste na escolha da ferramenta de BI. São muitas as soluções presentes no mercado e uma compra não adequada às reais necessidades da empresa gerará muitos transtornos e prejuízos. Por isso, é essencial escolher as tecnologias mais avançadas, capazes de permitir que os próprios usuários possam criar seus relatórios e gráficos customizados de forma simples e rápida, sem a necessidade de utilizar os recursos de TI.

Um aspecto fundamental neste processo é que a transferência de
conhecimento dos usuários na utilização dessa tecnologia não deve ser focada apenas em BI. É vital criar uma cultura de tratar e manipular as informações de forma adequada, gerando assim resultados mais efetivos que beneficiem toda a empresa.

Minha experiência aponta que esta mudança comportamental é essencial para o bom funcionamento de uma ferramenta de BI. Percebo que uma implementação está sendo bem-sucedida quando os usuários solicitam mudanças em seus painéis corporativos e começam a desenvolver seus próprios.

Isso sinaliza o entendimento de que as informações disponíveis podem ser melhor tratadas e que a mudança, o acréscimo e a manipulação dos novos dados melhoram a tomada de decisão. O processo exige uma adequação permanente às demandas do negócio e o sucesso no uso da ferramenta passa por um constante foco no business da empresa, e não somente nos seus dados.

Por fim, mas não menos importante, é a questão do tratamento das informações, uma vez que em muitas organizações há diversos sistemas e soluções. Isso acaba por gerar um ambiente marcado pela duplicidade de informação, com o emprego de diferentes nomenclaturas em diferentes bancos de dados.

Some-se a isso erros de digitação e de abreviação e o resultado final é caótico. Neste cenário, é primordial que a ferramenta de BI permita fazer a higienização dos dados em suas bases e que a organização constantemente se preocupe com a administração dos dados.

Especial atenção deve ser dedicada à utilização de informações vindas de planilhas. Elas devem ser tratada com muito cuidado, pois erros de digitação são mais frequentes e nem sempre a origem dos dados é a ideal.

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Adivinhe qual país é um dos que mais contrata profissionais de IA em todo o mundo?

Adivinhe qual país é um dos que mais contrata profissionais de IA em todo o mundo?

Brasil, sim. O Brasil é um dos países que mais contrata profissionais de inteligência artificial (IA) em todo o mundo.…

A importância do ITSM para o sucesso de uma empresa

A importância do ITSM para o sucesso de uma empresa

Ao dar suporte a todo o ciclo de negócios da organização, o Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM) é hoje…

Maior produtividade na adoção de processos de automação passa pela compra da ideia por toda a organização

Maior produtividade na adoção de processos de automação passa pela compra da ideia por toda a organização

Embora os dicionários não ainda reconheçam, automação é sinônimo de produtividade, de eficiência e de lucratividade. É uma tendência irreversível,…